SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Tremor esencial y aspectos psicológicos: consideraciones sobre estudios insuficientes asociadosUso de Benzodiazepinicos por mujeres brasileñas: revisión integral de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

FREITAS, Patrícia Martins de et al. Influência das relações familiares na saúde e no estado emocional dos adolescentes. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 95-109. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1065.

A saúde dos adolescentes pode sofrer a influência de diferentes fatores, incluindo as relações familiares. Neste estudo, o objetivo foi verificar quais dimensões das relações familiares podem predizer o bem-estar durante a adolescência. Participaram 203 adolescentes, entre 12 e 18 anos, de escolas públicas de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Os instrumentos utilizados foram: Inventário Beck de Depressão; Questionário de Saúde Geral de Goldberg; Inventário de Autoavaliação para Jovens; Familiograma; e Inventário do Clima Familiar. Para análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva, comparação de grupos e análise de regressão múltipla. Os resultados demonstraram maior influência das dimensões conflito e baixa afetividade como variáveis que contribuem para a presença de sintomas depressivos, baixos escores de saúde geral e maiores escores de problemas de comportamento. Conclui-se que, para o bem-estar dos adolescentes, a família deverá ser incluída nas estratégias de avaliação e intervenção em saúde.

Palabras clave : relações familiares; saúde mental; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License