SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Influência das relações familiares na saúde e no estado emocional dos adolescentesEducação interprofissional em saúde: revisão integrativa da literatura brasileira (2008-2018) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BRAGA, Raissa de Brito  e  PEGORARO, Renata Fabiana. Uso de Benzodiazepínicos por mulheres brasileiras: revisão integrativa de literatura. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 111-124. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.940.

O uso prolongado de benzodiazepínicos em mulheres tem sido uma questão recorrente encontrada nos serviços de saúde. Assim, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura para identificar o perfil das mulheres de nacionalidade brasileira que fazem uso regular de benzodiazepínicos. Foram feitas buscas nas bases de dados SciELO, PePSIC e BVS-LILACS, e encontrados 86 artigos a partir das palavras-chave combinadas “mulher(es) AND benzodiazepínico(s)”, sendo selecionados 11 a partir dos critérios de inclusão. Os dados mostraram uma concentração maior de mulheres com idade de 40 a 60 anos, com uso entre 1 mês e 37 anos dos benzodiazepínicos para tratar de insônia, ansiedade, cefaleia e tristeza. Os benzodiazepínicos aparecem como recurso para fugir dos problemas e geralmente são receitados pelo clínico geral, sem articulação com as questões sociais vivenciadas pelas mulheres que envolvem sobrecarga de papéis, entre outros pontos.

Palavras-chave : mulheres; assistência à saúde; ansiolíticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License