SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Interprofessional education in healthcare: integrative review of brazilian literature (2008-2018)Population in street situation: team work and intersectionality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SCHIAVO, Rafaela Almeida et al. Fatores materno-infantis associados ao desenvolvimento de bebês prematuros e a termo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 141-158. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1031.

Conhecer a influência de variáveis materno-infantis e ambientais no processo desenvolvimental torna possível que atrasos sejam minimizados. Pretendeu-se comparar variáveis sociodemográficas e de desenvolvimento de bebês prematuros e a termo aos três meses de idade e identificar as influências de fatores materno-infantis associadas ao desenvolvimento destes bebês. Participaram 275 díades mãe-bebê, sendo 168 prematuros e 107 a termo. Aplicou-se uma entrevista para coleta das variáveis materno-infantis e as Escalas Bayley III para avaliar o desenvolvimento. Os resultados indicaram que há diferenças significativas entre a termo e prematuros em relação à escolaridade materna, presença de irmãos e não planejamento materno da gravidez. Prematuros apresentaram maiores atrasos no desenvolvimento cognitivo, em linguagem expressiva, motor fino e motor amplo. A identificação de atrasos aos três meses apontou para a importância de programas de estimulação precoce como fator de proteção para evitar atrasos no desenvolvimento e como orientação aos cuidadores primários do bebê.

Keywords : desenvolvimento infantil; nascimento prematuro; nascimento a termo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License