SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Fatores materno-infantis associados ao desenvolvimento de bebês prematuros e a termoEl psicoanálisis en los inicios de la relación psicología-odontología en la argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MACEDO, João Paulo; SOUSA, Adrielly Pereira de  e  CARVALHO, Andressa Veras de. População em situação de rua: trabalho em equipe e intersetorial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 159-174. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.943.

Este artigo tem por objetivo discutir o trabalho em equipe e intersetorial nas políticas sociais, na área da Saúde e Assistência Social, que assistem à População em Situação de Rua. A pesquisa empreendida é de natureza qualitativa. Para produção de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada, observação no cotidiano dos serviços e diário de campo. Participaram do estudo 15 profissionais integrantes das equipes dos serviços especializados na assistência à População em Situação de Rua, sendo cinco do Consultório na Rua e 10 do Centro Especializado para População em Situação de Rua. O perfil do público assistido, composto por necessidades complexas e que se estendem aos diversos núcleos profissionais e políticas setoriais, exige outras nuances ao fazer profissional: a imperatividade do trabalho em equipe e intersetorial. Embora imprescindível, tal perspectiva de trabalho colaborativo e em rede enfrenta desafios que comprometem a resolutividade e qualidade da assistência prestada.

Palavras-chave : pessoas em situação de rua; serviços de saúde pública; serviços sociais; intersetorialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License