SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Población en situación de calle: trabajo en equipo e intersectorialVariables psicosociales y adhesión al tratamiento antirretroviral para el VIH/Sida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SCHERMAN, Patricia  y  GIORDANO, María Silvia. El psicoanálisis en los inicios de la relación psicología-odontología en la argentina. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 175-190. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1063.

No estudo histórico sobre as diferentes articulações da psicologia com as ciências da saúde, investigam-se os primeiros vínculos da psicologia com a disciplina odontológica na Argentina, especificamente com a odontologia infantil. As produções elaboradas entre os anos 1950 e 1970 são revisadas, e nota-se sua incidência na formação profissional do dentista. Um estudo historiográfico foi conduzido, como base na análise de fontes primárias, orais e documentais. Os resultados obtidos mostram que um dos primeiros efeitos desse vínculo foi a contribuição para a reformulação das matrizes de compreensão dos dentistas pediátricos sobre a atenção da criança. Destaca-se o importante papel da psicanálise nessa reformulação, e descreve-se como, na experiência desenvolvida por Arminda Aberastury e María Inés Egozcue, a psicanálise e a odontopediatria estabeleceram uma relação mutuamente benéfica nesse período.

Palabras clave : Psicologia; psicanálise; odontopediatria; história; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License