SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4El psicoanálisis en los inicios de la relación psicología-odontología en la argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FREITAS, Gabriela Moreira de et al. Variáveis psicossociais e adesão ao tratamento antirretroviral para HIV/Aids. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 191-206. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1075.

A terapia antirretroviral, tratamento padrão para HIV/aids, requer taxas de adesão da ordem de 95% para ser efetiva. O objetivo deste estudo foi avaliar adesão, suporte social, transtornos mentais, sintomas de depressão e percepção de autoeficácia para aderir ao tratamento em pacientes vivendo com HIV. Trata-se de estudo descritivo transversal com pacientes em tratamento antirretroviral, que responderam a instrumentos de autorrelato. Participaram 66 pacientes, 34 homens e 32 mulheres. A maioria apresentou excelente controle da carga viral e sintomas mínimos de depressão; a média do suporte social percebido foi alta, especialmente para os homens. Verificou-se menor pontuação de autoeficácia em mulheres e níveis baixos/insuficientes de adesão em 24 pacientes (17 mulheres). A adesão apresentou correlação significativa com as variáveis autoeficácia, gênero masculino, escolaridade, carga viral e suporte social.

Palavras-chave : adesão; autoeficácia; HIV/Aids; suporte social; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License