SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Intervenciones psicológicas en el proceso de jubilación: una revisión integradora de la literatura BrasileñaValidación de la Escala Velicer de Actitudes hacia la Violencia (EVAFV) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

FRUSCIONE, Margaux; FRANCO, Renata da Rocha Campos  y  XAVIER, Maria Raul. O Consumo de Álcool durante a Gravidez. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 19-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1141.

Objetivo: Compreender quais são as atitudes, os pensamentos e os sentimentos que impedem ou favorecem o consumo de álcool antes e durante a gestação. Método: Pesquisa qualitativa descritiva com vinte mulheres grávidas, não diagnosticadas como pessoas álcool-dependentes. Procedimento: aplicação do questionário AUDIT com a descrição das características de consumo, antes e durante a gravidez, e um guia de entrevista semiestruturada dividido nos seguintes temas: consumo de álcool e suas circunstâncias; informação e conhecimento sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez; triagem e prevenção. Resultados: As bebidas mais consumidas são principalmente vinho, cerveja e champanhe. O risco de consequências nocivas ao bebê é o primeiro motivo para a decisão de parar de beber na gravidez, mas há hesitações sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez.

Palabras clave : gravidez; álcool; síndrome do alcoolismo fetal; prevenção.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License