SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Intervenções psicológicas no processo de aposentadoria: revisão integrativa da literatura BrasileiraValidação da Escala Velicer de Atitudes frente à Violência (EVAFV) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FRUSCIONE, Margaux; FRANCO, Renata da Rocha Campos  e  XAVIER, Maria Raul. O Consumo de Álcool durante a Gravidez. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 19-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1141.

Objetivo: Compreender quais são as atitudes, os pensamentos e os sentimentos que impedem ou favorecem o consumo de álcool antes e durante a gestação. Método: Pesquisa qualitativa descritiva com vinte mulheres grávidas, não diagnosticadas como pessoas álcool-dependentes. Procedimento: aplicação do questionário AUDIT com a descrição das características de consumo, antes e durante a gravidez, e um guia de entrevista semiestruturada dividido nos seguintes temas: consumo de álcool e suas circunstâncias; informação e conhecimento sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez; triagem e prevenção. Resultados: As bebidas mais consumidas são principalmente vinho, cerveja e champanhe. O risco de consequências nocivas ao bebê é o primeiro motivo para a decisão de parar de beber na gravidez, mas há hesitações sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez.

Palavras-chave : gravidez; álcool; síndrome do alcoolismo fetal; prevenção.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License