SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Validation of the Velicer Attitudes toward Violence Scale (VATVS)Fragilities experienced by children in boarding schools: bioethical reflection of the work Lost Childhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

HANKE, Elisa Sousa  and  CAMARA, Sheila Gonçalves. Bem-estar na adolescência: papel da cidade e da comunidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 51-63. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1029.

Introdução: O bem-estar na adolescência é um tema de saúde que engloba contexto físico e social. Objetivo: Avaliar a contribuição da inserção social na cidade, percepção de qualidade do bairro e senso de comunidade para o bem-estar de adolescentes escolares. Métodos: Estudo com 119 escolares de oitavo ano de Porto Alegre, Brasil, avaliados mediante inquérito de dados sociodemográficos, inserção social à cidade, senso de comunidade, percepção de qualidade do bairro e bem-estar pessoal. Foi realizada análise de regressão linear múltipla. Resultados: Identificou-se contribuição significativa de todos os construtos avaliados para o bem-estar. Discussão: A elevada variância explicada pelos modelos obtidos demonstra a importância do ambiente, tanto em termos de recursos quanto de relações sociocomunitárias, para o bem-estar de escolares. Conclusões: O investimento na qualidade dos contextos urbanos deve ser uma meta social e política.

Keywords : adolescente; saúde da população urbana; participação social; seguridade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License