SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Validação da Escala Velicer de Atitudes frente à Violência (EVAFV)Fragilidades experienciadas por crianças em internatos: reflexão bioética da obra Infâncias Perdidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

HANKE, Elisa Sousa  e  CAMARA, Sheila Gonçalves. Bem-estar na adolescência: papel da cidade e da comunidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 51-63. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1029.

Introdução: O bem-estar na adolescência é um tema de saúde que engloba contexto físico e social. Objetivo: Avaliar a contribuição da inserção social na cidade, percepção de qualidade do bairro e senso de comunidade para o bem-estar de adolescentes escolares. Métodos: Estudo com 119 escolares de oitavo ano de Porto Alegre, Brasil, avaliados mediante inquérito de dados sociodemográficos, inserção social à cidade, senso de comunidade, percepção de qualidade do bairro e bem-estar pessoal. Foi realizada análise de regressão linear múltipla. Resultados: Identificou-se contribuição significativa de todos os construtos avaliados para o bem-estar. Discussão: A elevada variância explicada pelos modelos obtidos demonstra a importância do ambiente, tanto em termos de recursos quanto de relações sociocomunitárias, para o bem-estar de escolares. Conclusões: O investimento na qualidade dos contextos urbanos deve ser uma meta social e política.

Palavras-chave : adolescente; saúde da população urbana; participação social; seguridade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License