SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Adolescence well-being: role of the city and communityReasons that lead women to weight loss: a study in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

TRABAQUINI, Paloma dos Santos; ROSANELI, Caroline Filla; CUNHA, Thiago Rocha da  and  MUNHOZ, Cláudia Jaqueline Martinez. Fragilidades experienciadas por crianças em internatos: reflexão bioética da obra Infâncias Perdidas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 65-80. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1084.

O presente estudo tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre a obra Infâncias Perdidas: O Cotidiano nos Internatos-Prisão, de Sônia Altoé (2008), buscando evidenciar as fragilidades vivenciadas em contextos de internato nos anos 1980, no Brasil. O intuito desta reflexão, retrospectivamente trabalhada à luz da bioética, em que os recursos argumentativos tiveram como bases principais os princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH), é pautar a problemática da proteção da infância como um conflito permanente na sociedade brasileira. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, utilizando a análise de conteúdo, a qual resultou na elaboração de categorias relativas às condições de vulneração e privação de liberdade; desrespeito à autonomia e à dignidade humana; discriminação e estigmatização social das crianças. A reflexão da obra evidencia as fragilidades históricas da infância, gerando uma perspectiva sobre responsabilidades éticas permanentes na proteção desses grupos mais vulneráveis da sociedade.

Keywords : infância; direitos humanos; criança institucionalizada; bioética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License