SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Fragilidades experimentadas por niños en internados: reflexión bioética de la obra Infancias PerdidasEl entrecruzamiento psicología-salud a través de políticas públicas: un análisis discursivo a partir de las cartillas del CREPOP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

ROMPKOVSKI, Cintia Stadtlober et al. Motivos que levam mulheres ao emagrecimento: um estudo no sul do Brasil. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 81-96. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.995.

O objetivo deste estudo foi entender por que as mulheres adultas no Brasil desejam e tentam perder peso. Em uma abordagem qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas, as participantes foram 25 mulheres adultas no sul do Brasil, com idade entre 19 e 59 anos, que tentaram perder peso ou modificar seus corpos. Emergiram categorias: motivações e influências para perder peso, pressão interna e externa para perder peso e influências da mídia e do ideal de beleza, que apontam para fatores como mídia, família e sociedade influenciando na educação nutricional das mulheres brasileiras. Esses fatores interferem nas decisões relacionadas à perda de peso e à busca de um corpo bonito. Este culto à magreza influencia as mulheres a perder peso e faz da aparência física uma dimensão essencial da identidade feminina. São necessários programas que regulem a mídia no uso de modelos envolvendo padrões de beleza seguidos e copiados pela população em geral.

Palabras clave : perda de peso; motivação; mídia; mulheres; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License