SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Motivos que levam mulheres ao emagrecimento: um estudo no sul do BrasilConhecimentos e condutas dos profissionais de saúde sobre a violência contra a mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BENEVIDES, Pablo Severiano  e  SIEBRA, Adolfo Jesiel. O entrecruzamento psicologia-saúde via políticas públicas: uma análise discursiva a partir das cartilhas do CREPOP. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 97-111. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.973.

O suposto vínculo, original e longínquo, da psicologia com a saúde não desmente o fato de a psicologia, em território brasileiro, ter laços institucionais reconhecidos com o campo da saúde somente nas últimas décadas. Assumindo que o critério para a formação desse laço são os enunciados que efetivamente alçam estatuto institucional de discursos oficiais, o escopo deste estudo consiste em examinar, sob um prisma foucaultiano, a formação de um conjunto de práticas discursivas que sobrepõem psicologia, saúde e políticas públicas. O corpus dessa investigação consistirá nas cartilhas produzidas pelo Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Tal sobreposição acarreta um efeito duplo: a tentativa de uma metamorfose no interior da própria psicologia e sua inserção nas práticas de saúde. Mediante a recorrência a toda uma gramática jurídica-progressista, discursos psicológicos passam a funcionar como discursos de saúde e sinalizadores de um horizonte democrático e emancipado para a humanidade.

Palavras-chave : práticas psicológicas; práticas em saúde; políticas públicas; CREPOP; análise do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License