SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Emotional burden face to the congenital malformation and coping of caregiversHealth of man: testosterone and masculinities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

COSTA, Pedro Henrique Antunes da  and  MENDES, Kíssila Teixeira. Conjuntura na saúde: contribuições para e da psicologia a partir do marxismo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 157-171. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1084.

O presente artigo teórico-reflexivo objetiva apresentar as contribuições do diálogo entre Psicologia e outros campos do conhecimento para a compreensão e atuação na saúde, considerando a conjuntura de ofensiva neoliberal. A partir de conceitos e categorias da tradição marxista, o artigo tem a seguinte estrutura: breve análise conjuntural enfatizando o SUS e políticas de saúde; aportes de campos do saber-fazer para a Psicologia no trato com a saúde, especialmente a economia política; contribuições da Psicologia, exemplificadas pelas Psicologias da Libertação e Social Comunitária; e apontamentos finais, resgatando a radicalidade que gestou tais movimentos psi e na saúde. Pressupondo a incompatibilidade entre saúde e capitalismo, é imprescindível a apropriação desses saberes, pensando em como, a partir da Psicologia e das políticas de saúde, mas, sobretudo, para além delas, sanar necessidades concretas, demonstrar as contradições deste sistema, contribuindo para sua supressão e a produção de saúde.

Keywords : Psicologia; Sistema Único de Saúde; saúde pública; política pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License