SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Coyuntura en salud: contribuciones hacia y desde la psicología a partir del marxismoRelaciones entre creencias, actitudes y salud mental de los ancianos en la pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SAMPAIO, Juliana Vieira; MEDRADO, Benedito  y  LYRA, Jorge. Saúde do homem: testosterona e masculinidades. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 173-186. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i1.1004.

O objetivo desta pesquisa é analisar as controvérsias envolvidas na relação entre os efeitos da publicidade comercial sobre testosterona e a produção discursiva de masculinidades. Para realizar esta pesquisa, analisamos 34 vídeos publicados pela indústria farmacêutica Bayer, disponíveis na plataforma YouTube. Tal análise foi inspirada nos estudos de Michel Foucault e orientada pelo questionamento sobre os modos como os usos da testosterona têm se articulado com o modelo hegemônico de masculinidade. Os hormônios estão envolvidos em uma série de controvérsias. Tais substâncias escapam da função para qual supostamente foram inicialmente destinadas, provocando uma série de subversões e se entrelaçando com diferentes modos de subjetivação. Concluímos que o saber e poder biomédico associa a testosterona à "natureza masculina", produzindo, como efeito de verdade, modos de subjetivação restritos de masculinidade. O binarismo de sexo e gênero é reatualizado com a substancialização da diferença sexual. Configura-se, assim, uma essencialização do que é ser homem ao se discutir os usos da testosterona.

Palabras clave : hormônios; testosterona; masculinidades; subjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License