SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Life experiences and elaborations about the suicide attempt at the adolescence: phenomenological case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

OKUMA, Getúlio Yuzo et al. Espiritualidade, religiosidade, distress e qualidade de vida em pacientes oncológicos. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 3-17. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1097.

O presente estudo teve o objetivo de avaliar a relação entre o distress, a qualidade de vida e a prática espiritual e religiosa (ER) em pacientes recém-diagnosticados com câncer, na primeira linha de tratamento quimioterápico. Trata-se de um estudo transversal, que avaliou 100 pacientes quanto ao distress (Termômetro de Distress), qualidade de vida (Functional Assessment of Chronic Illness Therapy - General) e espiritualidade (Functional Assessment of Chronic Illness Therapy - Spiritual Well-Being Scale e Escala de Religiosidade da Universidade de Duke). Os resultados sugerem que a prática ER é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico e tratamento do câncer, estando associada significativamente a um menor nível de distress, melhor qualidade de vida e melhor bem-estar espiritual.

Keywords : espiritualidade; religião; neoplasias; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License