SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Reflexões ético-políticas de questões metodológicas de pesquisa em psicologia: problema e objetivosUm olhar psicanalítico sobre a amamentação de bebês prematuros na UTI neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Talitha Kshesek Pizarro de  e  PARANA, Camila Maia de Oliveira Borges. Deficiência física adquirida e aspectos psicológicos: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 97-110. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1212.

Objetivando investigar os aspectos psicológicos relacionados à deficiência física adquirida na fase adulta, o estudo utilizou como método a revisão de literatura integrativa, com abordagem qualitativa de artigos nacionais publicados no período entre 2009 e 2018, mediante buscas efetuadas nas bases CAPES, SciELO e Google Acadêmico, com os descritores "deficiência física" e "deficiência adquirida". Ao total, 10 artigos foram analisados, e os resultados sugerem que um adulto adquirir uma deficiência física pode impactar diretamente na autonomia e na autoestima, colidindo com diversos aspectos psicológicos ligados à sexualidade, a relações familiares, sociais, afetivas e profissionais. A análise dos estudos permite concluir que os aspectos psicológicos se inter-relacionam e que a reestruturação destes pode promover uma melhor qualidade de vida. Destaca-se a necessidade de publicações que tratem dessas questões, visando a uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto das deficiências físicas adquiridas.

Palavras-chave : autoestima; autonomia; inclusão; Psicologia; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License