SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Deficiência física adquirida e aspectos psicológicos: uma revisão integrativa da literaturaRepresentações sociais e doenças crônicas no contexto familiar: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FREITAS, Andréa Leão Leonardo-Pereira de; LAZZARINI, Eliana Rigotto  e  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Um olhar psicanalítico sobre a amamentação de bebês prematuros na UTI neonatal. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 111-124. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1212.

Este artigo consiste em um estudo teórico sobre a complexidade dos fatores físicos, psíquicos e socioculturais implicados na vivência das mães de bebês prematuros em relação à amamentação, na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Busca-se problematizar a prática de prescrever a amamentação às gestantes e lactantes, sem levar em consideração aspectos subjetivos e inconscientes que influenciarão na adesão a esta recomendação. Os discursos dos profissionais de saúde, apoiados no excesso de informações científicas sobre a amamentação, bem como argumentos moralistas que circunscrevem este tema, não são suficientes para que se estabeleça o aleitamento materno. A amamentação vai além de um processo meramente fisiológico, exigindo da mulher condições psíquicas favoráveis para que ela possa desempenhar o papel de nutriz. Pode haver casos em que não amamentar a criança no seio traga mais benefícios à saúde mental da díade, sem que isso signifique ser a mãe menos zelosa ou cuidadosa do que as demais.

Palavras-chave : prematuridade; amamentação; psicanálise; equipe de saúde; UTI neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License