SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Imagens estereotípicas de família e casal no contexto da pandemia da Covid-19Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre Profissionais de Gestão de Pessoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

STREIT, Ana Carolina Silveira e Silva et al. Pandemia da Covid-19: perspectiva feminina sobre o isolamento social. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 197-210. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1090.

O isolamento decorrente do coronavírus (covid-19) trouxe diversas implicações no âmbito familiar, profissional e social, repercutindo intensamente no cotidiano. Assim, este estudo objetivou compreender a perspectiva feminina sobre o isolamento social, decorrente da pandemia da covid-19. O delineamento foi qualitativo, descritivo-exploratório e transversal, realizado com servidoras públicas de uma universidade federal do Sul do Brasil. As informações foram coletadas por questionário sociodemográfico e grupo focal. A partir da análise dos dados, emergiram quatro temáticas: a) (des)adaptação à nova rotina; b) "panela de pressão" dentro de casa; c) individualidade e conjugalidade; e d) estratégias de enfrentamento. Os resultados evidenciaram o agravo de um fenômeno conhecido: a sobrecarga feminina. Foram revelados os desafios da adaptação à nova rotina, as demandas dos diferentes papéis desempenhados pelas mulheres (mãe, trabalhadora, dona de casa, esposa) e o esgotamento emocional diante da expectativa de dar conta de tudo.

Palavras-chave : covid-19; isolamento social; esgotamento emocional; papéis da mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License