SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Pandemia da Covid-19: perspectiva feminina sobre o isolamento social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FELIPE, Isabella Fernanda Rodrigues; MEDEIROS, Vinícius Ramalho; CAMARGO, Mário Lázaro  e  GOULART JUNIOR, Edward. Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre Profissionais de Gestão de Pessoas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 211-225. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1090.

Este estudo objetivou compreender como a pandemia de covid-19 impactou as relações de trabalho e os profissionais da área de gestão de pessoas, no tocante às medidas de contenção ao contágio. A pesquisa cumpriu um protocolo de triangulação metodológica, utilizando instrumentos de coleta de dados e técnicas de análise próprios da pesquisa quantiqualitativa: análise de conteúdo e estatística descritiva. Participaram da pesquisa 60 profissionais de diferentes cidades brasileiras, sendo que 60% deles são psicólogos organizacionais e do trabalho. No tocante aos impactos psicológicos e físicos relatados, destacam-se: episódios de ansiedade; irritabilidade; mal-estar físico; pressão para manutenção ou aumento do desempenho; medo de perder o emprego; dificuldade em manter o equilíbrio na relação trabalho-família. Tal quadro coloca em alerta as organizações, que deverão ser impactadas pela situação de saúde física e mental dos seus profissionais, com prováveis quedas de desempenho e aumento nos índices de absenteísmos e rotatividade.

Palavras-chave : covid-19; gestão de pessoas; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License