SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3(Des)Institutionalization: theories and practices of RAPS professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SILVA, Ana Carolina de Moraes  and  SEI, Maíra Bonafé. A humanização na formação acadêmica em saúde: perspectiva de egressos de um projeto de extensão. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 3-18. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1269.

Um desafio para as instituições de ensino superior é a formação pautada nas políticas de saúde, tendo os projetos de extensão colaborado para suprir essas demandas. Neste trabalho, investigou-se a concepção acerca do processo de formação e a humanização em saúde, pela perspectiva de ex-colaboradores de um projeto de extensão multidisciplinar. Trata-se de um estudo qualitativo-exploratório, com dados coletados por meio de entrevistas semidirigidas e analisados pela análise de conteúdo categorial. Foram delineadas categorias referentes à formação curricular, autogestão estudantil e aprendizados advindos desta prática. Foram discutidos os currículos e como uma aprendizagem pautada na autonomia, no protagonismo e no lúdico pode desenvolver habilidades singulares e essenciais para o profissional. Percebe-se, ademais, uma mudança nos paradigmas de ensino e atuação em saúde, apontando para a relevância de espaços onde os estudantes possam vivenciar processos que contemplem o âmbito político, social e subjetivo do cuidado.

Keywords : relações interprofissionais; ensino; capacitação profissional; humanização da assistência; Sistema Único de Saúde (SUS).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License