SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A humanização na formação acadêmica em saúde: perspectiva de egressos de um projeto de extensãoInterseccionalidades na experiência de pessoas trans nos serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SILVA, Stefhane Santana da  e  NUNES, Jonatha Rospide. (Des)Institucionalização: teorias e práticas dos profissionais da RAPS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 19-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1127.

INTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo, sendo uma combinação de múltiplos fatores, instituições e forças de diferentes origens, incidindo em territórios diversos. Diante disso, este trabalho buscou identificar no discurso dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmas, Tocantins (TO), a relação entre as concepções teóricas do campo da saúde mental, as práticas cotidianas no serviço e a promoção da desinstitucionalização no cuidado em saúde mental. MÉTODO: A pesquisa foi efetivada nos Centros de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III), por meio de entrevista semiestruturada, realizada com dez profissionais, e para análise das respostas empregou-se o método da análise do discurso. RESULTADOS: foram divididos em quatro categorias, perpassando pela compreensão acerca da reforma psiquiátrica, desinstitucionalização e teoria e prática utilizadas pelos profissionais. DISCUSSÃO: A pesquisa apresenta respostas díspares em relação à compreensão e definição conceitual, especialmente do processo de desinstitucionalização. CONCLUSÃO: A Reforma Psiquiátrica está em curso no Brasil, necessitando avançar gradualmente, apesar das adversidades.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; desinstitucionalização; saúde mental; atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License