SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3(Des)Institucionalización: teorías y prácticas de los profesionales del RAPSAutoeficacia ocupacional, factores de riesgo psicosocial del trabajo y malestar físico e psicológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

NOGUEIRA, Francisco Jander de Sousa; LEITAO, Elaine Soares de Freitas  y  SILVA, Emylio César Santos da. Interseccionalidades na experiência de pessoas trans nos serviços de saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 35-50. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1243.

Este artigo tem o objetivo de analisar a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à população LGBTTI+, bem como as dificuldades do acesso aos serviços de saúde a partir das interseccionalidades na experiência de travestis e mulheres trans na realidade de Parnaíba, PI. Trata-se de um estudo qualitativo com uso de alguns instrumentos e ferramentas da pesquisa etnográfica, cuja amostra contou com a participação de profissionais da saúde, travestis e mulheres trans. Os dados foram coletados através da observação participante, produção sistemática de diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de discurso. Como resultado, identificou-se o desconhecimento da referida política; a violência nos atendimentos, atravessados pelas interseccionalidades de raça, classe e gênero como agravante da vulnerabilidade. Concluiu-se que é necessário reavaliar o conteúdo da política e sua implementação, de modo que essas questões supracitadas sejam pensadas como latentes para sua efetivação.

Palabras clave : saúde pública; LGBTTI; interseccionalidades; serviços de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License