SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Interseccionalidades en la experiencia de personas trans en servicios de saludBiobancos privados, biotecnologías y las promesas de seguridad biológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

LUNA, André de Figueiredo  y  GONDIM, Sonia Maria Guedes. Autoeficácia ocupacional, fatores de risco psicossocial do trabalho e mal-estar físico e psicológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 51-64. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.972.

Cresce o interesse da gestão de saúde ocupacional em compreender melhor as relações entre fatores de risco psicossociais do trabalho (FRP), o adoecimento e as variáveis que contribuem para esta relação. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito mediador da autoeficácia ocupacional (AEO) na relação entre FRP e sintomas de mal-estar físico e psicológico (MFP). Os instrumentos utilizados foram uma versão reduzida do COPSOQ II (Copenhagen Psychosocial Questionnaire) e de uma escala de AEO, ambos com evidências de validade para o contexto brasileiro. Trata-se de um estudo transversal de caráter exploratório, do qual participaram 391 trabalhadores industriais. Os resultados indicaram mediação da AEO na explicação da relação entre FRP e MFP. Foram encontradas diferenças em função do sexo, nível educacional, cargo e status do emprego. Adicionalmente, discutem-se implicações teóricas e práticas.

Palabras clave : fatores de risco psicossocial do trabalho; autoeficácia; saúde ocupacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License