SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Autoeficácia ocupacional, fatores de risco psicossocial do trabalho e mal-estar físico e psicológicoEntre assistência social e saúde mental: produzindo práticas de cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SOMAVILLA, Vera; HILLESHEIM, Betina; PETRY, Analídia Rodolpho  e  CHAVARRIA, Maria Luisa Panisello. Biobancos privados, biotecnologias e as promessas de segurança biológica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 65-74. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1292.

INTRODUÇÃO: Este artigo tem o objetivo de compreender como a adesão à biotecnologia de armazenamento de células-tronco do cordão umbilical para uso autólogo produz a adoção de práticas, no presente, que visam prevenir riscos em nome de segurança biológica no futuro. MÉTODO: O material empírico foi constituído de depoimentos extraídos de sites de biobancos privados credenciados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), analisados a partir da análise do discurso. RESULTADOS: as publicações dos sites estimulam o consumo do armazenamento de células-tronco do cordão umbilical, em nome da obtenção de segurança biológica para o futuro. Discussões: Esta busca é povoada por discursos de riscos que oferecem "garantias" relacionadas a futuros somáticos, associados a práticas educativas que produzem formas de cuidar dos filhos. CONCLUSÃO: Tais discursos produzem significados acerca de questões que envolvem segurança biológica e riscos, inscrevendo pais e mães em práticas de hiperprevenção em saúde.

Palavras-chave : gestão de risco; prevenção; células-tronco; educação em saúde; criopreservação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License