SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Between social assistance and mental health: producing care practicesSevere mental disorders in primary health care: experiences of professionals from family health teams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

GUIMARAES, Ana Carolina Ametlla et al. Agentes comunitários de saúde e o trabalho com usuários de drogas: obstáculos e desfechos possíveis. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 89-98. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1100.

INTRODUÇÃO: Na Estratégia Saúde da Família (ESF), o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é ponto inicial de ancoragem das ações em saúde voltadas à comunidade. OBJETIVO: compreender o entendimento dos ACS em relação à abordagem da temática das drogas no território em que atuam. Métodos: Estudo qualitativo, realizado com 6 ACS de uma Equipe de Unidade de ESF. Definiu-se a amostra por exaustão. Foram realizadas entrevistas, posteriormente transcritas e organizadas conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: Foram evidenciados entraves e equívocos no processo de trabalho dos ACS no manejo das demandas relacionadas ao uso de álcool e drogas. CONCLUSÃO: A percepção dos ACS sobre a temática do uso de drogas no cotidiano do serviço de saúde é cautelosa e restrita. Mesmo diante da identificação disto como um problema do território, suas intervenções ocorrem mediante manifestação voluntária do usuário, quando este busca o serviço de saúde.

Keywords : estratégia saúde da família; agentes comunitários de saúde; álcool e/ou outras drogas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License