SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Agentes comunitários de saúde e o trabalho com usuários de drogas: obstáculos e desfechos possíveisAutoestima e estereótipos do comer emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SOUSA FILHO, Carlos de  e  FERREIRA NETO, João Leite. Transtornos mentais graves na atenção básica: experiências de profissionais de equipes da saúde da família. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 99-115. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1113.

Este estudo visou conhecer a experiência das equipes de saúde da família junto a usuários com transtornos mentais severos e persistentes, a partir dos sentidos atribuídos à clientela com transtornos mentais, bem como das práticas desenvolvidas pelos profissionais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, na qual foram entrevistados oito profissionais de Unidades de Saúde da Família, sendo uma urbana e uma rural. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Nos resultados, evidenciou-se o medo de alguns participantes em relação às pessoas com transtornos mentais, uma tentativa dos profissionais de reconhecer estas pessoas a partir de um sentido. No manejo, observaram-se procedimentos como a coleta da história de vida, a visita domiciliar e a dificuldade de a família participar do tratamento. Enfim, identificou-se a necessidade de trabalhar com as equipes conhecimentos sobre os transtornos mentais, o vínculo e a Atenção Básica.

Palavras-chave : atenção primária à saúde; transtornos mentais; equipes de saúde da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License