SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Severe mental disorders in primary health care: experiences of professionals from family health teamsPerception of users concerning a smoking cessation program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

WERNECK, Gabriella de Paula  and  OLIVEIRA, Diana Ramos de. Autoestima e estereótipos do comer emocional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 117-130. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1157.

O comer emocional é um impulso alimentar direcionado pelas emoções e relaciona-se com uma baixa autoestima. Essas representações e crenças mentais compartilhadas são estereótipos. Objetivou-se, neste estudo, identificar as relações entre comer emocional, autoestima e estereótipos em 717 participantes, majoritariamente mulheres (93,7%). A coleta de dados ocorreu on-line, com aplicação dos instrumentos: Sociodemográfico, Subescala da Alimentação Emocional, Escala de Autoestima e Escala de Estereótipos do Comer Emocional. Os resultados apontam correlações significativas entre autoestima, comer emocional e estereótipos negativos. Uma autoestima negativa se relaciona com uma maior tendência de possuir o comer emocional. O comer emocional se associa a estereótipos negativos, exemplo: mentiroso e fraco. Esses achados levantam questões de como é válido o papel da autoestima e dos estereótipos negativos no comportamento alimentar. Acredita-se que esta pesquisa tenha valor significativo para a literatura sobre comer emocional.

Keywords : comer emocional; autoestima; estereótipos; comportamento alimentar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License