SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Transtornos mentais graves na atenção básica: experiências de profissionais de equipes da saúde da famíliaPercepção de usuários sobre um programa de cessação do tabagismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

WERNECK, Gabriella de Paula  e  OLIVEIRA, Diana Ramos de. Autoestima e estereótipos do comer emocional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 117-130. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1157.

O comer emocional é um impulso alimentar direcionado pelas emoções e relaciona-se com uma baixa autoestima. Essas representações e crenças mentais compartilhadas são estereótipos. Objetivou-se, neste estudo, identificar as relações entre comer emocional, autoestima e estereótipos em 717 participantes, majoritariamente mulheres (93,7%). A coleta de dados ocorreu on-line, com aplicação dos instrumentos: Sociodemográfico, Subescala da Alimentação Emocional, Escala de Autoestima e Escala de Estereótipos do Comer Emocional. Os resultados apontam correlações significativas entre autoestima, comer emocional e estereótipos negativos. Uma autoestima negativa se relaciona com uma maior tendência de possuir o comer emocional. O comer emocional se associa a estereótipos negativos, exemplo: mentiroso e fraco. Esses achados levantam questões de como é válido o papel da autoestima e dos estereótipos negativos no comportamento alimentar. Acredita-se que esta pesquisa tenha valor significativo para a literatura sobre comer emocional.

Palavras-chave : comer emocional; autoestima; estereótipos; comportamento alimentar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License