SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Autoestima y estereotipos del comer emocionalEstrategias de atención desarrolladas por profesionales de la red de atención psicosocial con respecto al uso de sustancias psicoactivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

BETTIO, Cíntia Juliana da Silva; BONILHA, Laís Alves de Souza; MARTINS, Alberto Mesaque  y  BATISTON, Adriane Pires. Percepção de usuários sobre um programa de cessação do tabagismo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 131-143. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1355.

A dependência do tabaco é um importante problema de Saúde Coletiva. OBJETIVO: Conhecer a percepção dos usuários sobre o programa de cessação do tabagismo no município de Água Clara, MS. Métodos: Foram realizados dois grupos focais com 15 usuários que realizaram o tratamento em uma Unidade Básica de Saúde. RESULTADOS: Os resultados evidenciam que o processo grupal é importante no tratamento devido ao acolhimento que recebem do profissional e dos outros membros do grupo. Os usuários percebem o uso da medicação como fator determinante no tratamento e sugerem mudanças como a troca de experiências com ex-usuários do programa, psicoterapia individualizada, metodologias dinâmicas e agilidade nos atendimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os usuários destacaram como importantes a grupalidade para troca de experiências, bem como os materiais de apoio que recebem e a medicação. Na percepção deles, um maior vínculo com o médico e maior tempo de tratamento poderiam contribuir para a prevenção de recaídas.

Palabras clave : estratégia saúde da família; saúde pública; tabagismo; cessação do hábito de fumar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License