SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Percepção de usuários sobre um programa de cessação do tabagismoMães de recém-nascidos com malformação congênita externa: impacto emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SILVA, Mariele Maciel da  e  ALVES, Roberta Borguetti. Estratégias de cuidado desenvolvidas por profissionais da rede de atenção psicossocial diante do uso de substâncias psicoativas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 145-159. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1529.

Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de analisar as estratégias de cuidado desenvolvidas pelos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial diante do uso de substâncias psicoativas em um município localizado no Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram da pesquisa 12 profissionais, de modo a saturar os dados. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio do método Grounded Theory, com a utilização do software NVivo 12. Estabeleceram-se três categorias de análise: perspectivas de cuidado; tratamento e reabilitação psicossocial; articulação da rede de atenção psicossocial. Evidenciaram-se diferentes perspectivas de cuidado entre os profissionais, assim como divergência entre os encaminhamentos dos usuários aos dispositivos de cuidado. Sugere-se a criação de uma linha de cuidado para pessoas em uso de substâncias psicoativas e um protocolo-base de atendimento, a fim de potencializar a articulação da rede.

Palavras-chave : transtornos relacionados ao uso de substâncias; atenção à saúde; rede de cuidado; equipe de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License