SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Care strategies developed by professionals from the psychosocial care network regarding the use of psychoactive substancesAnxiety and depression among nursing professionals at UPA during the Covid-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

PADUA, Fabiana Almeida  and  JUNQUEIRA-MARINHO, Maria de Fátima. Mães de recém-nascidos com malformação congênita externa: impacto emocional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 161-172. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1067.

INTRODUÇÃO: Um bebê com malformação (defeito num órgão ou parte do corpo) pode prejudicar o vínculo mãe/bebê. Investigou-se o impacto emocional em mães de recém-nascidos com malformação congênita (MF) externa. MÉTODO: Pesquisa qualitativa realizada num instituto de referência em alto risco fetal no RJ, a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco mães, no pré-natal e 15 dias após o parto. A análise foi de conteúdo RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diagnóstico da MF do filho durante a gestação: conflito entre a realidade invisível da malformação e o desejo da normalidade (forma como lidou com a notícia / o que esperar após o nascimento); visibilidade da MF: entre a fantasia e o real (concretização do diagnóstico); ambivalência no vínculo: preconceito e desejo de morte (sentimentos/desejos). CONCLUSÃO: Um bebê com MF externa influencia a formação do vínculo mãe/bebê, sendo necessário capacitar a equipe.

Keywords : relação mãe-filho; anormalidades congênitas; vivências emocionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License