SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Ansiedade e depressão entre profissionais de enfermagem em UPA durante a pandemia da covid-19Implicações éticas na psicoterapia on-line em tempos de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

PONTES, Luciana Barbalho et al. Redes de apoio à mulher em situação de violência durante a pandemia de Covid-19. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 187-201. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1413.

A adoção de medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia de covid-19 agravou o fenômeno da violência contra as mulheres, especialmente a praticada por parceiros íntimos (VPI). O presente artigo tem por objetivo analisar a VPI em contexto de pandemia e descrever iniciativas de proteção à mulher em situação de VPI. A partir da análise sobre a VPI, suas consequências e formas de enfrentamento, foram descritas ações tanto das redes formais quanto das redes informais de apoio à mulher. Por meio de buscas no Google e nas redes sociais, foram levantadas as seguintes estratégias de combate à VPI: a capacitação dos profissionais de saúde para identificação de sinais de violência e o desenvolvimento de aplicativos, projetos e campanhas de conscientização, incentivo à denúncia e acolhimento das vítimas. É notória a necessidade das redes de apoio para a prevenção da VPI e de pesquisas futuras que avaliem as potencialidades dessas estratégias.

Palavras-chave : violência por parceiro íntimo; mulheres; pandemias; infecções por coronavírus; apoio social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License