SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Redes de apoio à mulher em situação de violência durante a pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CRUZ, Roberto Moraes  e  LABIAK, Fernanda Pereira. Implicações éticas na psicoterapia on-line em tempos de Covid-19. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.3, pp. 203-216. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1576.

A psicoterapia on-line realizada remotamente, intensificada durante a pandemia da Covid-19, tem mobilizado a produção de conhecimentos sobre a sua eficácia, bem como as implicações éticas na relação terapêutica. Este estudo tem como objetivo analisar as implicações éticas envolvidas na psicoterapia on-line, mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da pandemia por Covid-19. Para viabilizar o alcance do objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que possibilitou identificar produções científicas nacionais e internacionais publicadas em diferentes bases de dados. Os resultados demonstram a importância de estabelecer uma relação dialógica entre clientes e profissionais da psicologia acerca dos limites, das suscetibilidades, das vantagens e das desvantagens da psicoterapia on-line oferecida remotamente. Entretanto, torna-se essencial a produção de estudos dos aspectos éticos relacionados à eficácia e à efetividade da psicoterapia on-line.

Palavras-chave : covid-19; psicoterapia on-line; psicoterapia remota; ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License