SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Oferta de serviços e recursos humanos da rede de atenção psicossocial no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

WAGNER, Thiago Fortes et al. Ansiedade social e comorbidades em professores do ensino superior. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 3-13. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1163.

INTRODUÇÃO: As transformações no ensino podem ocasionar prejuízos à saúde mental do professor. Este estudo objetivou avaliar a presença do transtorno de ansiedade social e comorbidades em professores de ensino superior. MÉTODO: Estudo quantitativo, transversal e correlacional. Participaram 50 professores, sendo 58% mulheres com idade média de 35 anos. Foram utilizados os instrumentos: Questonário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). RESULTADOS: Foi identificado repertório deficitário nos fatores Expressão Assertiva de Incômodo, Desagrado ou Tédio (16%), Interação com Pessoas Desconhecidas (2%), Estar em Evidência e Fazer Papel de Ridículo (2%). Evidenciaram-se sintomas moderados, severos e extremamente severos de depressão, ansiedade e estresse. DISCUSSÃO: Foram identificadas variáveis prejudiciais ao desempenho dos professores e à interação com os alunos. CONCLUSÕES: Estudar a saúde mental dos professores pode contribuir para o seu bem-estar e qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : ansiedade social; depressão; estresse psicológico; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License