SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Oferta de serviços e recursos humanos da rede de atenção psicossocial no BrasilUso do self-reportng questionnaire (SRQ-20) para identificação de grupo clínico e predição de risco de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ALVIM, Fabiane Cristna de Souza; NOVAES, Edmarcius Carvalho; NONATO, Eunice Maria Nazarethe  e  SILVA, Leonardo Oliveira Leão e. Violência autoprovocada: estgmas sobre identidades de gênero e orientações sexuais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 33-48. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1200.

Este artgo objetiva caracterizar as ocorrências de violência autoprovocadas, enfocando as temáticas de identidades de gênero e orientações sexuais. É um estudo ecológico, com abordagem quantitativa, de caráter exploratório descritivo, com fonte secundária. Utlizou-se a base de dados das Fichas de Notificação de Violência de 2016. Identificaram-se alguns aspectos que encontram correspondência na literatura científica: local de ocorrência, faixa etária em que prevalece a maioria dos casos e métodos mais utilizados. Procurou-se comparar os dados e discutir sob a perspectiva dos estgmas provocados na saúde da população pesquisada. Pontua-se a importância de ações de prevenção da violência autoprovocada, principalmente para a população LGBT. Conclui-se que, seja na assistência direta, na linha de frente dos diversos serviços ou na construção das Políticas Públicas, a Psicologia tem grandes contribuições no enfrentamento da violência.

Palavras-chave : violência autoprovocada; identidade de gênero; orientação sexual; estgma; LGBT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License