SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Violencia autoinfigida: estgmas sobre identidades de género y orientaciones sexualesPerfil de salud oral, nutricional y cognitiva de los ancianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SILVEIRA, Liége Barbieri; KROEF, Chrystan da Rosa; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira  y  BANDEIRA, Denise Ruschel. Uso do self-reportng questionnaire (SRQ-20) para identificação de grupo clínico e predição de risco de suicídio. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 49-61. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1219.

O Self-Reportng Questionnaire (SRQ-20) é uma escala de rastreio utilizada em serviços de atenção básica para avaliar indicadores de transtornos mentais comuns (TMC). O objetivo deste trabalho foi investgar evidências de validade clínica do SRQ-20, comparando participantes clínicos e não clínicos e verificando sua capacidade em diferenciar grupos com transtornos psiquiátricos específicos, como também em predizer risco de suicídio. Participaram do estudo 161 pessoas, 60% sendo de amostra clínica. Foram realizadas análises descritivas, correlações, ANOVAs, análises de regressão logística e curvas ROC. Os resultados apontaram grande tamanho de efeito na capacidade do instrumento em diferenciar grupo clínico e não clínico. Pacientes com transtornos de humor ou de ansiedade não diferiram dos psicóticos em relação à quantidade de sintomas apresentados. Transtornos de personalidade apresentaram escores significativamente maiores que os demais grupos. O SRQ-20 mostrou-se também bom preditor do risco de suicídio. A escala demonstrou ser uma ferramenta útl, principalmente na avaliação breve de TMC e possíveis sinais de risco.

Palabras clave : inquéritos e questionários; transtornos mentais; suicídio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License