SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Características clínico-sociodemográficas de niños con parálisis cerebral en ciudades paraensesExperiencias paternas en una unidad de cuidados intensivos neonatales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

PEREIRA, Gustavo Klauberg; ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da; CRUZ, Roberto Moares  y  POLICIA MILITAR DE SANTA CATARINA. Perfil epidemiológico de agravos à saúde em policiais e bombeiros. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 91-106. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1266.

INTRODUÇÃO: Militares são expostos a riscos ocupacionais no trabalho. MÉTODO: Estudo epidemiológico e descritivo de corte transversal, realizado com 4.392 policiais e bombeiros. Foram avaliadas a prevalência, incidência e associação de variáveis sócio-ocupacionais com os motivos de afastamento do trabalho, segundo Classificação Estatstica Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. RESULTADOS: Os agravos mais prevalentes foram por lesões, envenenamentos e algumas outras consequências de causas externas (29,0%) e por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (23,4%). Houve aumento de 28,1% de novos casos de transtornos mentais e comportamentais e de 23,4% de doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. Variáveis sócio-ocupacionais têm relação com os motivos de afastamento do trabalho da amostra (p<0,05). CONCLUSÃO: Policiais e bombeiros do sexo masculino e que realizam atividade operacional apresentaram alta prevalência e incidência de afastamentos do trabalho.

Palabras clave : saúde pública; saúde do trabalhador; risco ocupacional; doenças do trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License