SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Características clínico-sociodemográficas de crianças com paralisia cerebral em cidades paraensesExperiências paternas em unidade de terapia intensiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

PEREIRA, Gustavo Klauberg; ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da; CRUZ, Roberto Moares  e  POLICIA MILITAR DE SANTA CATARINA. Perfil epidemiológico de agravos à saúde em policiais e bombeiros. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 91-106. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1266.

INTRODUÇÃO: Militares são expostos a riscos ocupacionais no trabalho. MÉTODO: Estudo epidemiológico e descritivo de corte transversal, realizado com 4.392 policiais e bombeiros. Foram avaliadas a prevalência, incidência e associação de variáveis sócio-ocupacionais com os motivos de afastamento do trabalho, segundo Classificação Estatstica Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. RESULTADOS: Os agravos mais prevalentes foram por lesões, envenenamentos e algumas outras consequências de causas externas (29,0%) e por doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (23,4%). Houve aumento de 28,1% de novos casos de transtornos mentais e comportamentais e de 23,4% de doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. Variáveis sócio-ocupacionais têm relação com os motivos de afastamento do trabalho da amostra (p<0,05). CONCLUSÃO: Policiais e bombeiros do sexo masculino e que realizam atividade operacional apresentaram alta prevalência e incidência de afastamentos do trabalho.

Palavras-chave : saúde pública; saúde do trabalhador; risco ocupacional; doenças do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License