SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Epidemiological profile of health problems in policemenand firefightersDepression and anxiety in students who enter the university and associated stress factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

FETZNER, Sabrine Gabrielle; MACHADO, Mônica Sperb  and  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Experiências paternas em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 107-121. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1318.

INTRODUÇÃO: O nascimento prematuro e a internação de um bebê configuram-se experiências difíceis para todos os envolvidos. Este estudo qualitativo objetivou compreender a experiência de pais de bebês nascidos prematuros e internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). MÉTODO: A amostra por conveniência incluiu três homens cujos bebês tinham entre cinco e seis meses de vida e se encontravam internados na UTIN de um hospital público no Rio Grande do Sul. Um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada foram aplicados e analisados a partr da Análise de Conteúdo temática. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Identificou-se o sofrimento dos pais diante do nascimento prematuro e da internação hospitalar dos fihos, os desafios da primeira visita e as dificuldades na retomada de suas rotnas de trabalho. Destacou-se o apoio recebido pelos pais de seus familiares e amigos. CONCLUSÃO: Faz-se necessário qualificar as intervenções destnadas aos pais na UTIN, fortalecendo a experiência de paternidade e o vínculo pai-bebê.

Keywords : nascimento prematuro; paternidade; unidade de terapia intensiva neonatal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License