SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Perfil epidemiológico de agravos à saúde em policiais e bombeirosDepressão e ansiedade em alunos que entram na universidade e fatores de estresse associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FETZNER, Sabrine Gabrielle; MACHADO, Mônica Sperb  e  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Experiências paternas em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp. 107-121. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1318.

INTRODUÇÃO: O nascimento prematuro e a internação de um bebê configuram-se experiências difíceis para todos os envolvidos. Este estudo qualitativo objetivou compreender a experiência de pais de bebês nascidos prematuros e internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). MÉTODO: A amostra por conveniência incluiu três homens cujos bebês tinham entre cinco e seis meses de vida e se encontravam internados na UTIN de um hospital público no Rio Grande do Sul. Um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada foram aplicados e analisados a partr da Análise de Conteúdo temática. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Identificou-se o sofrimento dos pais diante do nascimento prematuro e da internação hospitalar dos fihos, os desafios da primeira visita e as dificuldades na retomada de suas rotnas de trabalho. Destacou-se o apoio recebido pelos pais de seus familiares e amigos. CONCLUSÃO: Faz-se necessário qualificar as intervenções destnadas aos pais na UTIN, fortalecendo a experiência de paternidade e o vínculo pai-bebê.

Palavras-chave : nascimento prematuro; paternidade; unidade de terapia intensiva neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License