SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Psicoterapia psicanalítica infantil: vivências emocionais do psicoterapeuta-aprendizBem-estar no trabalho: influência do clima organizacional entre trabalhadores hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Karenina Oliveira; ALVARENGA, Patrícia  e  SILVA, Antonio Carlos Santos da. Controle materno e autocuidado de crianças com diabetes tipo 1. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.1, pp. 49-62. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1324.

INTRODUÇÃO: O autocuidado em crianças portadoras de doenças crônicas pode ser promovido ou prejudicado pelo comportamento parental. O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre as práticas maternas de controle (suporte apropriado vs. controle psicológico) e o autocuidado em crianças com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). MÉTODO: Participaram 23 mães de crianças portadoras de DM1, que responderam a uma entrevista semiestruturada sobre práticas de controle materno e ao Questionário da Rotina Pediátrica do Diabetes, que avaliou o autocuidado das crianças. RESULTADOS: o suporte apropriado da mãe, especialmente quando expresso em explicações, encorajamento e afeto positivo, foi um preditor efetivo do autocuidado infantil. DISCUSSÃO: o suporte apropriado favorece a conquista de autonomia por parte da criança, que se torna progressivamente mais capaz de cuidar da própria saúde. CONCLUSÕES: programas de intervenção para crianças portadoras de DM1 e suas famílias devem promover práticas de suporte apropriado nos pais.

Palavras-chave : Diabetes Mellitus; Saúde Infantil; Autocuidado; Práticas de Criação Infantil; Relações Mãe-Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License