SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Bem-estar no trabalho: influência do clima organizacional entre trabalhadores hospitalaresPerfil de puérperas e satisfação com assistência em saúde materno-infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SA, Paula Trovão de; CAPUTO, Valeria Garcia  e  MORAES, Magali Aparecida Alves de. Percepção de pessoas transexuais sobre os atendimentos em serviços de saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.1, pp. 77-90. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1185.

INTRODUÇÃO: A população transexual tem demandas em saúde ainda não sanadas, com dificuldades de agregar suas necessidades em saúde num modelo ambulatorial inter e multidisciplinar. OBJETIVO: Analisar as percepções das pessoas transexuais sobre o atendimento em serviços de saúde. MÉTODO: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizando-se nove entrevistas semiestruturadas com essas pessoas. A análise foi pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram elencadas cinco temáticas: percepção das pessoas transexuais sobre atitude dos profissionais de saúde; percepção das pessoas transexuais sobre o acolhimento nos serviços de saúde; processo de mudança de nome; sugestões para melhorar o atendimento em serviços de saúde; protocolo do processo de transexualização. Considera-se que o preconceito continua presente no atendimento de saúde, mas com mudanças sutis de atitudes dos profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ações de conscientização que possibilitem a inclusão de forma empática desses usuários nos serviços de saúde são necessárias para qualidade do atendimento.

Palavras-chave : transexualidade; assistência à; saúde; acesso aos serviços de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License