SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Percepção de pessoas transexuais sobre os atendimentos em serviços de saúdePercepções de profissionais da saúde sobre violência contra as mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

COSTA, Emerson Luís Nunes; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro  e  GRZYBOWSKI, Luciana Suárez. Perfil de puérperas e satisfação com assistência em saúde materno-infantil. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.1, pp. 91-105. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1379.

INTRODUÇÃO: A qualidade dos cuidados relativos à gestação, ao parto e ao puerpério contribui para a saúde materno-infantil. MÉTODOS: Estudo quantitativo, exploratório e transversal, que levantou o perfil de 87 puérperas e avaliou o seu grau de satisfação com a assistência gravídico-puerperal. RESULTADOS: As puérperas tinham entre 20 e 29 anos (47,1%), companheiro(a) (90,8%), ensino médio completo (32,2%) e atividade profissional (42,5%). A maioria teve até duas gestações (63,2%), sendo 40,2% a taxa de cesariana no último parto. DISCUSSÃO: Constatou-se maior satisfação quanto ao atendimento recebido na internação em comparação ao pré-natal, o que se relacionou à presença de acompanhante no parto e ao contato permanente com o recém-nascido. Informações sobre amamentação foram avaliadas como muito satisfatórias, enquanto a maior insatisfação relacionou-se à falta de espaço para relatar sentimentos e preocupações nas consultas pré-natais. CONCLUSÃO: Esses achados indicam a importância de abordar os aspectos emocionais e relacionais no acompanhamento pré-natal e ao nascimento.

Palavras-chave : saúde materno-infantil; gestação; parturiente; satisfação; Rede de Atenção à; Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License