SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Referrals analysis of primary health care to a psychology school clinicPsychoeducational practices: psychologist's contributions in primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

RIBEIRO, Sérgio Luiz  and  VICENTIN, Maria Cristina Gonçalves. O trabalho em equipe e o fazer entre profissões em um centro de saúde mental. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.1, pp. 171-184. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1162.

Este artigo trata do trabalho em equipe e o entre profissões num Centro de Saúde Mental paulista. Teve como objetivos analisar e identificar as dimensões de grupalidade e o fazer entre profissões, por meio de pesquisa-intervenção que acompanhou o cotidiano e realizou encontros temáticos com aquela equipe. Como resultados, temos que aquele serviço funcionava como um híbrido, realizando práticas de Unidade Básica de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial, e a cozinha era utilizada como espaço privilegiado para a construção do comum e do entre profissional da equipe. Concluímos propondo que os serviços de saúde mental criem espaços de atuações conjuntas e encontro dos profissionais para a tessitura e reflexão do entre profissional e do comum nas equipes. Também, que se discutam outras formas de financiamento e de serviços de saúde mental nos pequenos municípios, de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Keywords : saúde mental; centro de saúde; equipe; processos de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License