SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Educação inclusiva: desafios do estágio curricular supervisionado em psicologia escolar/educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

ADES, César  e  HEGENBERG, Eduardo. Emoções e a percepção do corpo: um exercício jamesiano para a sala de aula. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 9-20. ISSN 2177-2061.

A hipótese de James/Lange, segundo a qual sensações corporais são fatores essenciais na percepção das emoções, é um tema relevante no ensino da psicologia da emoção. Propomos aqui um exercício de aula, inspirado em pesquisa de Nieuwenhuyse, Offenberg e Frijda (1987), em que os estudantes indicam individualmente as localizações corporais de várias emoções básicas e cujos resultados são discutidos em grupo, em torno de temas teóricos. Os resultados experimentais de várias aplicações do exercício mostram a existência de uma diferenciação clara das emoções quanto à localização corporal percebida. O exercício que gera interesse e participação nos estudantes pode servir de ponto de partida para discussões proveitosas a respeito da natureza da emoção1.

Palavras-chave : Emoção; Hipótese de James [Lange]; Ensino de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License