SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Emoções e a percepção do corpo: um exercício jamesiano para a sala de aulaO portfólio na sala de aula: em busca de espaços criativos para a construção de reflexões sobre ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

SCHRUBER, Julio  e  CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. Educação inclusiva: desafios do estágio curricular supervisionado em psicologia escolar/educacional. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 21-30. ISSN 2177-2061.

Cada vez mais a temática da Educação Inclusiva tem se apresentado como uma demanda de intervenção escolar. Com base em reflexões teóricas e experiências na supervisão de estágio em psicologia escolar/educacional, o objetivo deste trabalho é problematizar a formação do psicólogo para atuar junto a essa realidade nas escolas. Entende-se como fundamental o espaço-tempo de supervisão para problematizar questões pertinentes a esta demanda e elaborar intervenções que contribuam para a compreensão dos desafios desenhados a partir dessa proposta educacional. Utilizando uma situação real de intervenção, procurou-se ilustrar o trabalho desenvolvido em uma escola pública. Tendo como base epistêmico-metodológica a psicologia sócio-histórica, o que se busca junto aos estagiários de psicologia escolar é discutir as necessidades de ampliar e modificar a formação inicial e continuada em psicologia, principalmente inserindo discussões sobre políticas públicas, direitos humanos e questões relacionadas à educação na e para a diversidade.

Palavras-chave : Formação em psicologia; Psicologia escolar [educacional]; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License