SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O portfólio na sala de aula: em busca de espaços criativos para a construção de reflexões sobre éticaA reinserção da disciplina de psicologia no ensino médio: as especificidades da psicologia e os desafios do atual contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

BOECKEL, Mariana Gonçalves et al. O papel do serviço-escola na consolidação do projeto pedagógico do curso de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 41-52. ISSN 2177-2061.

Desde 2004, a partir do Parecer que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabeleceu-se a necessidade de instalação de Serviços de Psicologia que atendessem às proposições para a formação do psicólogo de maneira congruente às demandas da comunidade na qual o aluno está inserido. Este artigo objetiva discutir o papel do Centro de Serviços em Psicologia - Cesep - do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara, na consolidação do Projeto Pedagógico do Curso. Para tal, são apresentados estudos atuais sobre a prática dos Serviços-escola, assim como as estratégias adotadas pelo Cesep para promover a formação do corpo discente. Atento às necessidades da comunidade, o campo acadêmico é inserido nas principais problemáticas do futuro campo de exercício profissional, propiciando o desenvolvimento de competências alicerçadas nos objetivos do curso e nas ênfases curriculares oferecidas.

Palavras-chave : Formação em Psicologia; Serviço-escola; Educação Superior; Prática (Psicologia).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License