SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A reinserção da disciplina de psicologia no ensino médio: as especificidades da psicologia e os desafios do atual contexto educacionalA formação em Psicologia e a percepção do meio rural: um debate necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

MAGALHAES, Solange M. O.. Experiências de investigação da atitude transdisciplinar no contexto de formação de professores. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 67-82. ISSN 2177-2061.

A universidade contemporânea confronta-se com uma realidade que tem gerado vários desafios relacionados aos processos de formação de professores. Na perspectiva de ruptura com o paradigma atual, surge uma série de estudos sobre inovações que representam uma "nova configuração dos saberes", cujo objetivo é revigorar o ato educativo, ensejando uma dimensão emancipatória - como proposto pela teoria da complexidade. Aqui discutimos docência universitária, inovação e complexidade de forma articulada, para propormos a complexidade como um norte inovador das práticas pedagógicas na formação de professores, e quem sabe, como proposta de intervenção e prevenção da violência no contexto escolar. Apresentamos uma prática pedagógica considerada inovadora, por docentes e discentes, em função dos objetivos alcançados no processo ensino-aprendizagem, na qual destacamos alguns "sinalizadores de inovação pedagógica complexa" para identificar se/como/quais características da atividade poderiam ser relacionadas à teoria da complexidade.

Palavras-chave : Docência Universitária; Inovação; Complexidade; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License