SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Experiências de investigação da atitude transdisciplinar no contexto de formação de professoresReflexões sobre a formação do psicólogo em psicoterapia: estado da arte e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

MARTINS, Alberto Mesaque; ROCHA, Maria Isabel Antunes; AUGUSTO, Rosely Carlos  e  LEE, Henrique de Oliveira. A formação em Psicologia e a percepção do meio rural: um debate necessário. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 83-98. ISSN 2177-2061.

O meio rural mostra-se em evidência na mídia brasileira atualmente impulsionando a tomada de posição da sociedade em relação ao seu espaço geográfico e aos indivíduos que habitam esses espaços. A latência desse assunto tem refletido no crescente número de estudos sobre questões ligadas aos povos do campo. Guiado pelos referenciais da pesquisa qualitativa, este estudo busca analisar as percepções sociais de graduandos em Psicologia sobre o "meio rural" e seus respectivos habitantes. Os dados apontam para uma percepção dúbia do campo brasileiro: ora percebido como um local bucólico e idílico, ora representado como um local de extrema pobreza e falta de recursos, habitado por sujeitos analfabetos e ignorantes. Deve-se considerar o papel da formação acadêmica no desenvolvimento de atitudes que contribuam para a formação de profissionais comprometidos socialmente, além de subsidiar as práticas dos estudantes nos múltiplos contextos existentes no país.

Palavras-chave : Formação do Psicólogo; Percepção Social; Sociedade; Meio Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License